quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

10 fotografias do século XX que se tornaram ícones

Foram muitas as figuras proeminentes do século XX das mais diversas áreas cujas fotografias se transformaram em ícones. Algumas dessas fotografias tornaram-se famosas pela qualidade e inovação da própria fotografia outras devido ao percurso de vida ou mesmo aos factos de que levaram ao desaparecimento das pessoas nelas retratadas.

Segue-se um conjunto de 10 desses casos em que os retratos foram e continuam a ser enormemente difundidos, transformando-se em autênticos ícones da história.


1. Esta é sem duvida uma das fotografias mais utilizadas em todo o mundo e talvez a fotografia mais publicada e conhecida do século XX, tendo-se transformado mesmo num símbolo mundial de resistência e de revolução. A fotografia foi tirada pelo fotografo Alberto Korda em 5 de Março de 1960, em Cuba, tinha Che Guevara 31 anos, durante um memorial dedicado às vítimas da explosão de La Coubre, mas a fotografia só viria a ser publicada internacionalmente sete anos depois.


2- Uma das fotografias muito difundidas mundialmente e que se transformou em ícone pertence à fotógrafa Dorothea Lange, que em 1936 fotografou uma mãe de 32 anos juntamente com os seus filhos num campo de agricultura, na Califórnia. Apesar desta fotografia se ter transformado num ícone sobretudo associada à grande depressão Americana, nunca se soube quem era a mãe retratada nesta imagem, até que em 1976 Florence Owens Thompson, veio a publico revelar que era ela que havia sido retratada em 1936 por Lange.


3- Um dos mais brilhantes cérebros do século XX foi Einstein que iniciou a chamada era atómica e nuclear, aqui aparece fotografado pelo fotografo Arthur Sasse, quando celebrava os seus 72 anos. Uma imagem que se tornou famosa e que se tornou no ícone do “cientista louco”. O original desta fotografia foi vendido em 2009 pela quantia de 74,324 dólares.


4- Uma das estrelas mais populares do rock foi Jim Morrison, retratado nesta imagem por Joel Brodsky em 1967. A fotografia foi depois amplamente utilizada em capas de álbuns e compilações e transformou-se igualmente numa imagem ícone, marca de uma geração, sobretudo depois da morte de Morrison em Paris em 1971 devido a uma overdose.


5- Marlon Brando encarnou nesta imagem, em 1954, o espírito de rebeldia de uma geração. Esta foi a imagem que serviu de cartaz e de publicidade ao filme “The Wild One”, em que Marlon Brando aparece sentado numa moto Triumph Thunderbird, e que na época causou alguma controvérsia.


6- O famoso escritor norte-americano Ernest Hemingway foi retratado nesta fotografia pelo mestre da iluminação e do retrato, o fotografo Yousuf Karsh. A fotografia foi feita na casa do escritor, próximo de Havana em 1957.


7- O primeiro ministro britânico que durante a segunda guerra mundial esteve no poder, Winston Churchill, fotografado pelo fotógrafo canadiano Yousuf Karsh em 1941. A fotografia foi feita em Ottawa, Canadá, na House of Commons.


8- O cineasta Alfred Hitchcock fotografado por Philippe Halsman, fotografo norte americano que aplicava um estilo estranhamente imaginativo para a época nos retratos que executava, muitos deles de figuras celebres do século XX.


9- A actriz Marilyn Monroe representa a mulher sex symbol do século XX e a imagem que melhor a representa e a eterniza como tal é esta do fotografo Matty Zimmerman. A fotografia foi feita em 1954 enquanto a actriz posava em cima do gradeamento de respiração do metro de Manhattan.


10- O pintor surrealista Salvador Dali foi também retratado pelo fotografo Philippe Halsman, o qual fez diversos retratos bastante surreais e expressivos do pintor, já que colaboraram diversas vezes durante os anos 40 do século XX.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha