quarta-feira, 15 de maio de 2013

Neste dia... na História!...

Descola o primeiro avião aliado durante a Segunda Guerra Mundial
15 de maio 1941


Na Inglaterra teve lugar o primeiro voo de testes de um avião de propulsão aliado. O motor turbojet W-1, que produzia uma forte descarga de ar quente, foi concebido por Frank Whittle, um engenheiro da RAF que também pilotou os primeiros voos de teste.
O Heinkel alemão He 178, concebido por Hans Joachim Pabst von Ohain, realizou o primeiro teste de voo de propulsão da história em 1939.
O avião dos aliados entrou ao serviço em 1944, com o britânico Gloster Meteror a sobrevoar os céus de toda a Europa. O Me 262 alemão seguiu-o pouco depois.


O movimento 15-M invade as ruas de Espanha
15 de maio de 2011


A 15 de maio de 2011 surgiu o Movimento 15-M, o Movimento dos Indignados, caracterizado por uma série de protestos pacíficos em Espanha com a intenção de promover uma democracia participativa e medidas para melhorar o sistema político.
O movimento começou a organizar-se em acampamentos feitos nas praças da maioria das cidades espanholas e fora de Espanha, embora o germe desta "revolução" tenha surgido na Internet e nas redes sociais nos primeiros meses de 2011. Uma das imagens mais visíveis destes acontecimentos foi "Acampada Sol", um acampamento que teve lugar na Puerta del Sol de Madrid, no dia seguinte à manifestação do 15 de maio.
Os autores do Manifesto do 15-M - Democracia real YA! (Democracia Real JÁ!) defenderam que "as prioridades de todas as sociedades evoluídas têm de ser a igualdade, o progresso, a solidariedade, o livre acesso à cultura, a sustentabilidade ecológica e o desenvolvimento, o bem-estar e a felicidade das pessoas".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha