terça-feira, 13 de agosto de 2013

10 melhores sites com cursos grátis

Harvard1

Cursos das melhores universidade mundiais e palestras de professores de topo já estão disponíveis para todos na internet.

O termo 'OpenCourseWare' pode não ser largamente conhecido por todos os cibernautas mas este sistema alternativo de educação tem-se vindo a implementar cada vez mais e promete vir a dar cartas no futuro.

A ideia arrancou em 1999 quando a Universidade de Tubingen publicou online vários vídeos de palestras mas o movimento só começou a fazer-se sentir quando o Massachussets Institute of Technology lançou em 2002 o MIT OpenCourseWare. Pouco depois seguiram-se várias reputadas academias como Yale, a Universidade da Califórnia, em Berkeley ou a Universidade do Michigan, segundo o Mashable.

Saiba quais são os 10 melhores sites com cursos gratuitos:

1. MIT

Uma década depois de ser a grande impulsionadora do movimento, o Massachussets Institute of Technology, casa de 24 prémios Nobel, oferece 2,150 cursos em gestão, engenharia, matemática e ciências. Além do inglês, a universidade de Cambridge oferece também cursos em sete línguas diferentes.

Curso recomendado: Princípios da Macroeconomia

2. OpenCourseWare Consortium

A OpenCourseWare Consortium agrega cursos e palestras de diferentes universidades de todo o mundo. É possível pesquisar através da área de estudo, da linguagem ou da fonte. Na base de dados do consórcio é possível encontrar cursos desde a Fundação Getúlio Vargas à Universidad Politécnica de Madrid.

Curso recomendado: Palestras avançadas em economia política

3. Yale

Uma das mais reputadas universidades norte-americanas, e integrante da Ivy League, a universidade oferece 42 cursos gratuitos desde humanidades, ciências. Na página é possível encontrar ficheiros áudio e vídeo de cada palestra de forma a tornar a aprendizagem mais interativa.

Curso recomendado: Mercados financeiros com o professor Robert J. Shiller

4. Open.Michigan

Com contributos de 19 das suas faculdades, a iniciativa OpenCourseWare da Universidade do Michigan oferece cursos desde a arquitetura e planeamento urbano, medicina dentária, saúde pública a direito.

Curso recomendado: Economia de informação

5. John Hopkins Bloomberg School of Public Health

Considerada uma das melhores escolas de saúde pública dos Estados Unidos, a John Hopkins Bloomberg School of Public Health localizada em Maryland, Baltimore. A iniciativa oferece inúmeros recursos sobre vários tópicos na área da saúde como doenças crónicas, saúde global e prevenção de doenças.

6. Harvard Medical School

A iniciativa da reputada Harvard Medical School, considerada a melhor escola de medicina dos Estados Unidos, inclui inúmero material que poderá ser útil para estudantes da área de saúde como vídeos, apresentações, notas e projetos. Entre as ferramentas disponíveis também é possível encontrar "simulações" de cirurgias e diagnósticos através de uma aplicação.

Curso recomendado: Anatomia da Fala e Audição

7. Carnegie Mellon

A universidade de Pittsburgh na Pensilvânia oferece principalmente cursos nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

Curso recomendado: Programação de média

8. Universidade de Tufts

A escola localizada perto de Boston disponibiliza cursos de oito das suas faculdades, desde Medicina, Medicina Dentária, Artes e Ciências, Veterinária ou Engenharia.

Curso recomendado: Negociação multilateral internacional

9. Notre Dame

A universidade do estado de Indiana oferece inúmeros cursos online em diversas áreas desde Matemática, a Engenharia Civil e Ciências Geológicas a Engenharia Aeroespacial e Mecânica. Os recursos são inúmeros, desde a palestras em formato áudio, apresentações em powerpoint, ilustrações e textos.

Curso recomendado: Introdução à filosofia

10. Universidade da Califórnia, em Berkeley

Nesta universidade são oferecidos inúmeros cursos desde bioengenharia, japonês, saúde pública, entre outros. O site consiste em ficheiros áudio e vídeo pecando pela falta de materiais suplementares.

Curso recomendado: Economia e política ambiental

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha