Pub

terça-feira, 9 de agosto de 2016

O Prof-Folio online... 10 Serviços Públicos que tem de conhecer!

Filas, horas perdidas para pedir a renovação do cartão de cidadão, desgaste num posto médico à espera de uma consulta ou dinheiro perdido por faltar ao trabalho quando foi renovar a carta de condução… Isto é-lhe familiar?

Na verdade há serviços online que evitam estes cenários e podem facilitar-lhe a vida. Se os usar convenientemente evitará chatices e perdas de tempo. Basta navegar pelos serviços e requisitar o que pretende.

Conheça estes 10 serviços que estão disponíveis online para si!


10 serviços online desenhados para servir os cidadãos. Quantos conhece e quantos usa verdadeiramente?


Portal do Cidadão



O Portal do Cidadão, desenvolvido pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa, custou cerca de 15 mil euros e integra agora os portais do Cidadão e da Empresa, numa plataforma única optimizada para diferentes dispositivos fixos e móveis.

A navegação passa a centrar-se nesta ferramenta de pesquisa, que simplifica o acesso aos serviços e conteúdos da Administração Pública. Uma simples busca permite saber quais os serviços que podem ser realizados online, a partir de uma base de dados com mais de 1500 opções à escolha.

Portal do Cidadão


Portal da Saúde



O Portal da Saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) visa oferecer os melhores serviços aos cidadãos.

Este portal foi renovado recentemente e destaca-se por informar os utentes dos tempos de espera num determinado hospital e centros hospitalares. Para ser mais fácil o seu acesso, este disponibiliza aplicações para ter informações no seu dispositivo móvel, possibilita a marcação de consultas e também tem uma área de notícias dedicadas.

Portal da Saúde


Portal da Segurança Social



A Segurança Social é um sistema que pretende assegurar direitos básicos dos cidadãos e a igualdade de oportunidades, bem como, promover o bem-estar e a coesão social para todos os cidadãos portugueses ou estrangeiros que exerçam actividade profissional ou residam no território.

Este portal foi criado para facilitar o acesso a informações que outrora só seriam possíveis quando o utente se dirigia pessoalmente às várias instalações desta entidade, o que por vezes levavam horas em filas, sob a pena de não verem o problema resolvido quando a documentação não estava toda reunida.

Portal da Segurança Social


Portal das Finanças



O Estado Português tem feito um investimento considerável em ferramentas online para servir o cidadão. Os serviços do estado têm sofrido melhoramentos, embora nem sempre consensuais e que funcionem à primeira, mas, cada vez mais, cada um de nós pode, através da Internet, ter acesso a melhores serviços.

Um dos mais preponderantes será o Portal das Finanças, por onde passa a vida fiscal dos portugueses, quer ao nível particular, quer ao nível das empresas. Use e abuse das ferramentas deste renovado portal.

Portal das Finanças


Portal de Contraordenações



É condutor e não sabe se está para chegar por aí alguma multa de trânsito? Agora já não precisa de esperar pois foi recentemente disponibilizado o Portal de Contraordenações Rodoviárias que permite aos condutores consultarem o cadastro individual mas também os processo associados às contraordenações.

Há muita informação que o poderá ajudar… quem sabe até o “safar” de uma pesada multa.

Portal das Contraordenações


Portal da Autoridade de Supervisão de Seguros



O Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões apresenta-se como uma forma simples de resolver online, sem qualquer perda de tempo e muito menos sem stressar, alguns problemas que poderiam obrigar no passado a horas de fila.

Este organismo tem como missão assegurar o bom funcionamento do mercado segurador e fundos de pensões em Portugal, de forma a contribuir para a garantia da proteção dos tomadores de seguro, pessoas seguras, participantes e beneficiários.

Seguros de Portugal


Base de Dados de Contas



O Banco de Portugal disponibiliza a consulta à Base de Dados de Contas através da internet, na sua página oficial e no Portal do Cliente Bancário.

A consulta à Base de Dados de Contas pode ser realizada através da Internet utilizando a opção ‘Obter Mapa’. A autenticação pode ser através do cartão de cidadão, credenciais de acesso ao Portal das Finanças ou usando as credenciais do Banco de Portugal. Dessa forma saiba o estado dos seus empréstimos e como está a saúde dos seus cartões de crédito.

Banco de Portugal


Autoridade Tributária e Aduaneira



Por questões de preço, mercado ou disponibilidade, por vezes surge a necessidade de adquirir um produto além fronteiras. Se for tão além que saia da União Europeia, o processo deixa de ser um simples envio e passa a ter a acção da Autoridade Tributária, havendo a possibilidade de cobrança de taxas alfandegárias.

Saiba todos os detalhes e a melhor forma de proceder dependendo do caso, neste serviço online.

Autoridade Tributária


Portagens



Sejam auto-estradas ou SCUTS, em Portugal o automobilista tem de pagar par circular nestas vias. Para quem pretender controlar os valores pagos ou em dívida podem aceder ao site da via verde ou ao site dos CTT, respectivamente. À distância de um clique poderá gerir toda a sua conta Via Verde, através de uma série de operações disponíveis. No site dos CTT pode fazer a consulta de movimentos (quando não tem identificador electrónico).

Portagens


Livro de Reclamações



Quero o Livro de Reclamações sff! Quantas vezes somos obrigados, num qualquer estabelecimento, a solicitar este meio de reclamação para que nos seja resolvido um problema que de forma directa não está a ser possível resolver?

Online também o poderá fazer. Deixe a sua identificação, a sua reclamação, o motivo porque reclama e contra quem reclama.

Livro de Reclamações


Em resumo…


Estes 10 serviços são importantes em várias vertentes da nossa vida e simplificam as mais diversas acções. De uma forma cómoda e rápida, podemos ter acesso a informação sem a necessidade de nos deslocarmos fisicamente ao respectivo serviço.

Guarde o link destes 10 serviços! Podem não fazer-lhe falta hoje, mas de certeza absoluta que “amanhã” irá necessitar.

Fonte: Pplware

Nenhum comentário:

Postar um comentário