quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Guia do Facebook: Como criar uma conta na rede social?

Saiba como criar uma conta no Facebook

Para todos aqueles que gostam de redes sociais e adoram o Facebook, decidimos criar uma nova rubrica, destinada à clarificação de determinadas funcionalidades do Facebook, pequenos tutoriais e dicas que pensamos ser úteis não só para quem já utiliza esta rede social, mas também para quem está a pensar iniciar-se neste pequeno mundo, dito ‘virtual’.

Desta forma, faz todo o sentido que o primeiro post que inicia esta rubrica, se destine a clarificar como é que, no final de contas, se cria uma conta no Facebook.

Pode parecer uma acção inerente ao senso comum, no entanto existem pessoas que não sabem, nomeadamente as que não estão familiarizadas com as tecnologias.

Vamos lá então saber: Como se cria uma conta no Facebook?


Antes de começarmos, vamos aqui deixar uma breve descrição do que é o Facebook:

O Facebook é uma rede social que surgiu no ano de 2004, e teve como fundador Mark Zuckerberg, na altura um estudante de Harvard. A missão do Facebook é a de colocar o mundo aberto e ligado, e as pessoas utilizam-no para manter contacto com amigos e família, para saber o que se passa no mundo, assim como para partilharem e expressarem aquilo que lhes vai na alma. Actualmente são mais de mil milhões os utilizadores activos mensalmente (Outubro, 2012).

Então, para criarmos uma conta no Facebook, temos aceder ao link da rede social: Facebook.

Nessa página irá aparecer-nos algo idêntico ao apresentado na imagem seguinte:


Antes de fazerem o registo, indiquem em que idioma querem que as informações/instruções vos apareçam. Essa indicação surge no final da página (indicado a vermelho na imagem).

Após escolherem, completem os vossos dados no Registo, com nome próprio, sobrenome, e-mail, palavra passe, sexo e data de nascimento.

Após clicar em ‘Regista-te’, receberá um e-mail para que confirme o seu registo.

Para informação, aceda aqui aos Termos e Políticas do Facebook.

Encontrar amigos

Depois de feito o registo, pode facilmente encontrar os seus amigos, ou pedir-lhe que também se registem, através somente do seu endereço de e-mail.


Se, por acaso, já tiver pedidos de amizade ou a rede social reconhecer que tem contactos que pode conhecer, irá sugerir-lhe:


Informação de Perfil

Neste passo, ser-lhe-á pedido que indique informação básica que será exposta no ‘Sobre mim’ do seu perfil. Essa informação prende-se com a escola/universidade que frequentou ou que frequenta, assim como o seu empregador.


Mais uma vez, neste passo, se o Facebook reparar que existem pessoas na rede que têm aspectos em comum consigo, como a mesma escola/mesmo trabalho, vai sugerir que os adiciona como amigos.

Colocar uma foto de perfil

Este é um dos passos mais importantes, uma vez que esta é uma rede social que se baseia muito na imagem, e os utilizadores dão sempre especial importância e atenção às fotografias.


Para colocar uma imagem no seu perfil, basta carregar uma foto do seu computador, ou simplesmente tirá-la com a sua webcam (caso tenha).

Página do Facebook – Feed de Notícias

No final de todos estes passos, irá então surgir-lhe, finalmente, a sua página do Facebook.

Primeiramente, surge-lhe a página do Feed de Notícias, onde recebe todas as actualizações dos seus amigos do Facebook, páginas de que gosta, subscrições, grupos, eventos, etc. Todas as actualizações serão apresentadas aqui.


Mas vamos agora saber qual a funcionalidade deste feed:

1. Aqui é onde recebe todos os pedidos de amizade que lhe são enviados. Pode aceitá, rejeitar, ou ignorar

2. Mensagens que recebe/envia

3. Todas as notificações da sua página, como comentários, likes, partilhas, etc.

4. Acede ao seu perfil

5. Encontre os seus contactos e amigos através de vários filtros como local, escola, trabalho, etc.

6. Aqui será direccionado para o feed de notícias

7. Todas as actualizações surgirão aqui, da mais recente para a mais antiga

8. Acesso rápido aos Favoritos como fotos, eventos e mensagens

9. Pode personalizar os seus amigos como família, relacionamento, amigos chegados, etc.

10. Aqui encontra todas as suas aplicações como jogos e música, que pode instalar e partilhar com os seus amigos

11. Todas as páginas que segue/gosta

12. Aqui pode verificar quais os seus amigos que se encontram disponíveis no chat. Pode colocar-se offline, ocupado, away ou disponível.

13. Pesquise por amigos, páginas, eventos, grupos, etc., que tenham uma conta no Facebook.

14. Aqui encontra todas as informações acerca do Facebook, opções para personalizar o seu perfil quanto a privacidade, bloqueios e funcionalidades, cancelar a sua conta, entre outras opções.

Página do Facebook – O Perfil Pessoal

Por fim, basta então clicar no seu perfil para editar e completar com os restantes dados.


Depois de começar a explorar, vai verificar que é tudo muito simples e rápido. Mas até lá, vamos explicar para que serve o quê:

1. Este é um útil guia para que saiba o que fazer, onde fazer e como fazer aqui no seu perfil.

2. A sua foto de perfil. Basta clicar na imagem, ou no botão ‘+ Adicionar foto de perfil’, para que carregue do seu computador, das suas fotos no Facebook, ou tirar uma com a webcam.

3. Este é a sua imagem de capa. Clique em ‘Adicionar uma capa’ e escolha das suas fotos do Facebook ou carregue do seu computador.

Para os mais criativos, a foto de perfil e imagem de capa são autênticas obras de arte:


4. Aqui pode aceder e actualizar toda a sua informação, desde trabalho, data de nascimento, escolas, estado civil, etc. A imagem abaixo demonstra quais os campos que pode actualizar:


5. Aqui irá surgir-lhe todo o registo da sua actividade no Facebook, como posts, likes, pessoas das quais se tornou amiga, páginas, etc.

6. Neste espaço pode escolher ver o ser perfil como um outro utilizador, de forma a confirmar as suas definições (por exemplo quando quer que determinada informação apenas seja acedida por amigos).

7. Cada quadrado diz respeito a uma categoria como amigos, fotos, subscritores, mapa, etc, e são uma forma rápida de aceder as seus conteúdos.

8. Este é o espaço que vai alimentar a sua página no Facebook. É aqui que vai colocar todas as suas publicações, imagens, textos, eventos de vida, notícias, fotografias, etc.. e que posteriormente serão visualizadas e comentadas pelos seus amigos.

9. Em cada publicação, poderá escolher se a partilha publicamente, só com amigos, apenas para si, ou personalizar a seu gosto.

Vamos partilhar algo com o Mundo inteiro?

Agora que tem uma conta no Facebook com todos os seus dados, e tem alguns amigos que fazem parte da sua lista de contactos, vamos fazer aquilo para o qual o Facebook foi criado: partilha de informação.

Vamos então clicar novamente no Feed de notícias, que agora surge com nova cara, e escrever/colocar qualquer coisa na caixinha que diz ‘Em que estás a pensar?’


Espero que este tutorial tenha sido esclarecedor para quem se quer iniciar agora na criação de uma página no Facebook, mas que também possa ter clarificado algumas dúvidas de alguns utilizadores que já têm conta mas ainda não sabem bem para que serve o quê.

Fonte: Pplware

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha