terça-feira, 19 de março de 2013

Neste dia... na História!...

Encontro de líderes da Alemanha de Leste e do Oeste
19 de março 1970


Pela primeira vez na história, Willy Brandt e Willi Stoph, dirigentes dos governos da Alemanha Federal e da República Democrática da Alemanha respectivamente, encontram-se em Erfurt, na Alemanha Oriental.
A decisão do Chanceler Brandt de manter uma "Ostpolitik", ou "Política do Leste", foi um grande revés para a tendência tradicional da Alemanha Federal de isolamento da República Democrática do resto do mundo.
Em 1973, os dois países acordaram o reconhecimento diplomático e ambos se integraram nas Nações Unidas. Brandt foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1971, pelo seu trabalho destinado à distensão das duas Europas: a Ocidental e a do Leste.


Dia de São José
19 de Março de 1909


O Dia do Pai é um dia comemorativo para festejar a figura do pai dentro do seio da família. Em Espanha, o dia 19 de março assinala a comemoração do dia de São José, o pai de Jesus.
Outros países, como Portugal, Andorra, Bolívia, Honduras, Itália, Liechtenstein e Macau, também festejam o Dia do Pai nesta data.
Nos restantes países do mundo, há datas de comemoração diferentes. A maioria coincide com o terceiro domingos do mês de junho, uma tradição imposta por Sonora Dodd, uma americana que, em 1909, quis homenagear o pai de uma forma especial, numa data próxima ao seu aniversário.


Morre Arthur C. Clarke
19 de março de 2008


A 19 de março de 2008 faleceu o famoso autor de obras de ficção científica Arthur C. Clarke. Desde pequeno, já era um aficionado da Astronomia e, durante a Segunda Guerra Mundial, serviu na Royal Air Force (Força Aérea Real), envolvendo-se no desenvolvimento de um sistema de defesa via radar. Quando a guerra terminou, publicou um artigo que resume as bases dos satélites artificiais, um trabalho que lhe outorgou prémios e reconhecimento. Começou a escrever ficção científica e o seu primeiro conto publicado foi "Rescue Party" que lhe serviu de ponto de partida para uma carreira frutífera.
A sua mundial começou a consolidar-se nos anos 60 pelas suas intervenções na televisão, como comentador da CBS das missões Apolo. Em 1962 publicou as famosas Leis de Clarke, sendo a mais popular a Terceira Lei de Clarke: Toda a tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia.
Entre os seus primeiros relatos destaca "A Sentinela", que serviu de base para o seu romance "2001: Odisseia no Espaço" (1968) e para o filme com o mesmo nome do realizador Stanley Kubrick. A maioria dos seus relatos girava em torno da ciência com um tom assético, deixando que as ideias atraíssem o leitor. Por tanto, os temas enquadram duas ideias fundamentais: Progresso científico e o encontro com espécies e culturas superiores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha