sexta-feira, 12 de abril de 2013

Vídeos com explicações gratuitas de Matemática (Khan Academy em Português)

O norte-americano Salman Khan tornou-se um homem de sucesso depois de ter tido uma ideia simples: gravar um vídeo com explicações de Matemática para os seus primos que tinham muitas dúvidas. Rapidamente, as suas explicações tornaram-se virais na Internet, o que o levou a criar a Academia Khan. Esta quinta-feira, a sua criação chega a Portugal pelas mãos da Fundação PT.

Em 2004, Khan começou a dar as explicações de Matemática por telefone a uma prima, que vivia a mais de dois mil quilómetros de distância. A forma não era a mais eficaz e decidiu gravar vídeos que publicava no YouTube e que inesperadamente ganharam contornos gigantescos na Internet. Surgiram centenas de comentários, onde a maioria pedia para que Salman Khan fizesse mais vídeos com outras matérias. Foi assim que nasceu, em 2008, a Academia Khan. Um ano depois, Khan dedicou-se a tempo inteiro ao seu projecto e nos quatro anos seguintes os mais de quatro mil vídeos disponíveis no site da Academia tiveram mais de 240 milhões de visualizações.

O objectivo da Academia é simples: transformar várias disciplinas, como a Matemática, a Ciência, a Física ou até mesmo a Economia, acessíveis a todos os estudantes que sintam dificuldade nos estudos. Os vídeos estão disponíveis a custo zero e em Inglês, o que levou a que a Academia se tornasse um fenómeno online.

A Fundação PT importou agora a ideia para Portugal, naquela que é a sexta parceria da Academia Khan, depois de estar presente em países como o Brasil e a África do Sul. Os vídeos vão ser disponibilizados em Português também de forma gratuita e vão estar acessíveis em vários países de Língua Portuguesa, como Angola, Moçambique e Cabo Verde.

Por enquanto, estão disponíveis 70 dos 400 vídeos que a PT quer divulgar até Setembro, mês que marca o início do próximo ano lectivo, mas o objectivo é chegar a 2014 com mil vídeos traduzidos. Os vídeos que estão agora disponíveis no site da fundação são todos ligados à Matemática e, por enquanto, direccionados a alunos dos 2.º, 4.º, 6.º, 9.º e 12.º anos de escolaridade, por serem os que estão sujeitos a exames nacionais.

Depois da Matemática, os vídeos adaptados da Academia Khan vão concentrar-se nas áreas da Física, da Química e da Biologia. As explicações foram traduzidas do Inglês e adaptadas aos conteúdos do programa escolar, com a ajuda da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).

Nas lições, ouvem-se várias vozes que normalmente não estão associadas a esta área. Desde funcionários da empresa de telecomunicações até um professor de Matemática, Rogério Martins, passando pelo presidente da própria PT, Zeinal Bava.

As explicações baseiam-se em exemplos concretos, tipicamente usando como suporte uma folha de papel virtual cujo desenvolvimento é acompanhado pela respetiva explicação oral, tudo filmado usando um software de captura de vídeo que grava o que se vai fazendo na folha de papel digital. Tudo é apresentado de forma muito simples e minimalista em pequenos vídeos colocados no youtube.


Na iniciativa local, há algumas dezenas de vídeos disponíveis sobre matemática do 1º ao 12º ano, coleção que tem vindo a ser regularmente incrementada num projeto que, como sublinhámos, é ainda muito recente na sua versão em português de Portugal. Este é sem dúvida um trabalho a acompanhar e um recurso que se deverá considerar, por exemplo, quando há menos à vontade por parte de quem dá as explicações pedidas em determinada matéria. Um excelente apoio para pais,alunos e até professores com qualidade certificada.

As ligações relevantes são estas:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha