quarta-feira, 8 de maio de 2013

Abelhas.pt – O único serviço cloud ilimitado e gratuito

Os serviços Cloud assumem-se cada vez mais como a alternativa moderna de partilha, de armazenamento seguro, “eterno”, para manter guardados dados importantes, serviços que o utilizador empresarial ou doméstico tem cada vez mais como fidedignos.

Existem de facto cada vez mais serviços nacionais que fazem uma concorrência eficaz com os serviços, populares, internacionais. O Abelhas.pt poderá ser um desses produtos.


O que é o Abelhas?

Fomos pesquisar sobre este serviço e registamos a nossa conta no Abelhas.pt. Este serviço de partilha de ficheiros foi lançado em Portugal em 2012. Apesar de ter as funcionalidades de uma cloud, apresenta ainda a possibilidade de partilha de ficheiros entre os utilizadores do site, tal como uma comunidade em colmeia, daí, provavelmente o nome do serviço. É um sistema simples, totalmente português e com uma plataforma que promete muito.

Registo no serviço

O registo é normalíssimo, são pedidos o nome de utilizador, mail, palavra-passe e a confirmação que chegará ao mail. Também poderá ser feito o login recorrendo às credenciais do Facebook. A partir daí o acesso está feito e o produto pronto a usar.


Características da conta

Com a criação de conta, os utilizadores têm acesso a uploads sem qualquer limite de espaço e podem organizar os ficheiros em pastas partilhadas ou privadas, só acessíveis após a introdução de uma password. O site permite também o download ilimitado de ficheiros a partir de outros utilizadores.


Janela de upload de ficheiros

Este serviço não tem os mais avançados dos recursos, isto comparado com outros serviços que conhecemos, dentro do leque Cloud, mas a base é extraordinariamente interessante, pois permite, por exemplo, personalizar a conta, a partilha e o armazenamento online de todo o tipo de ficheiros sem limites de transferência. Isto dá liberdade ao utilizador para fazer praticamente tudo cá dentro, é um hosting com liberdade total.


Velocidade de upload e download


Mas este serviço é muito interessante. Pode ser, por exemplo, usado para cada um de nós guardar a nossa biblioteca de música legal e poder usufruir dela em qualquer lugar. Podemos ter no abelhas.pt gigas de música online e com as fantásticas velocidade de streaming conseguir ter a minha audioteca no smartphone sem necessitar de um cliente dedicado.

As velocidades de upload e download são também de registar, que apesar de dependerem dos serviços que contratamos ao nosso operador, a verdade é que o serviço demonstra ter grande disponibilidade e performance. Para os serviços ditos de referências, este não está nada mal.


Clientes para dispositivos móveis e outras plataformas

Isso o serviço não tem, é uma verdade. O Abelhas.pt não tem clientes para smartphones, para nenhuma plataforma móvel. Segundo informações do responsável, estão em desenvolvimento aplicações para as mais relevantes plataformas móveis, assim como para Mac OS X.

Actualmente o Abelhas.pt conta só com um cliente para Windows, a Box (iremos dissecar mais à frente), software que pode ser descarregado no site e que permite fazer a ponte com o serviço online.


Em resumo…

Continuaremos a estar atentos a este serviço. Não é todos os dias que nos é disponibilizado um serviço gratuito, onde podemos alojar música, vídeos, documentos e todo o tipo de ficheiros de forma gratuita. O serviço promete, pelo que andamos a indagar esta plataforma nacional é a única que dá acesso a um espaço ilimitado de armazenamento do forma gratuita.

O site conta já com mais de 12.000 utilizadores registados, 400.000 downloads efectuados e mais de 3000 GB de ficheiros disponíveis. Este serviço é ideal para utilizadores intensivos de internet e de media digital que precisem de libertar espaço no disco, partilhar ficheiros com outros utilizadores ou aceder aos seus ficheiros a partir de várias localizações.

Fonte: Pplware

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha