terça-feira, 21 de maio de 2013

Links Interessantes: Simulador gratuito para o orçamento familiar

Para aqueles que precisam de auxílio a gerir as contas familiares encontrámos um recurso gratuito e preparado com qualidade pelos responsáveis pelos portal “Todos Contam ” – uma iniciativa conjunta do Banco de Portugal com a CMVM e o ISP.


O Simulador do orçamento familiar é apresentado como corolário de uma seção formativa que se inicia com a reflexão sobre como identificar despesas e rendimentos, passa pela determinação da situação financeira e inclui ainda tópicos como a definição de objetivos, a elaboração do orçamento e a gestão de dívidas (além de outros sub-tópicos relevantes).

Este simulador é uma ferramenta de apoio à elaboração do orçamento familiar. Permite calcular a diferença entre rendimentos e despesas. Permite, também, avaliar o peso dos encargos financeiros no total dos rendimentos (taxa de esforço).

Para obter resultados corretos é importante que os valores inseridos em cada rúbrica sejam o mais exatos possível. Quanto mais rigorosos os dados introduzidos, mais realistas e úteis serão os resultados obtidos. Os rendimentos ou despesas cujo valor exato não é conhecido devem ser estimados e considerados pelo valor que se admite mais se aproxima do real.

Os dados inseridos neste simulador são da exclusiva responsabilidade do utilizador. Os resultados obtidos não vinculam as entidades responsáveis pelo Portal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha