sábado, 11 de maio de 2013

Neste dia... na História!...

Deep Blue ganha a Kasparov
11 de maio 1997


O supercomputador da IBM Deep Blue fez história no xadrez vencendo Gary Kasparov, o campeão do mundo considerado como o melhor jogador da história. O mestre russo aceitou a derrota depois de 19 movimentos no sexto jogo do torneio, perdendo por 2,5 perante 3,5. Foi a primeira derrota de um mestre mundial perante uma máquina num torneio. O Deep Blue, que consegue analisar 200 milhões de movimentos de xadrez por segundo, já se enfrentou a Kasparov numa ocasião anterior, mas o homem conseguiu vencer a máquina. Antes do seu encontro, Kasparov nunca tinha perdido um encontro profissional.

A primeira pílula contracetiva
11 de maio de 1960


No dia 11 de maio de 1960, a Agência de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos propõe a venda da primeira pílula contracetiva. Finalmente, foi proposta a sua comercialização a 23 de junho do mesmo ano.
A pílula contracetiva é um comprimido hormonal que se administra por via oral e que tem como objetivo alterar o ciclo menstrual para impedir a ovulação e, consequentemente, uma possível gravidez.
Este medicamento representou um dos avanços mais importantes na contraceção, visto que transformou a vida sexual das mulheres da década de 60 e 70.


Israel entra para a ONU
11 de maio de 1949


A 11 de maio de 1949, Israel conseguiu integrar as Nações Unidas, tendo ficado com o número de membro 59. Este feito ocorreu um ano depois de Israel ter sido proclamado um Estado, a 14 de maio de 1948, um êxito que resultou na Guerra da Independência israelita, depois de o país ter sido invadido pelo Egito, Jordânia, Síria, Líbano e Iraque.
Foi durante os primeiros meses de 1949 quando, por intermédio da ONU, Israel manteve negociações diretas com cada um dos países invasores, exceto com o Iraque pela sua recusa em negociar. O resultado das reuniões foi o selar do fim dos confrontos.
Depois de fazer parte da ONU como Estado-Membro, Israel abriu as suas portas, garantindo o direito aos judeus de se instalarem no território, para assim poderem adquirir a cidadania. Desta forma, nos primeiros quatro meses de independência, cerca de 50.000 imigrantes mudaram-se para o país.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha