terça-feira, 14 de maio de 2013

Neste dia... na História!...

Proclamação do Estado de Israel
14 de maio 1948


Com a bênção das Nações Unidas, o Primeiro-ministro israelita David ben Gurion proclama a independência do Estado de Israel, estabelecendo o primeiro estado judeu em 2000 anos.
No dia seguinte, a Inglaterra renunciou ao seu mandato na Palestina e exércitos de cinco países árabes atacaram. Em 1956 e 1967 a guerra eclodiu de novo mas Israel prevaleceu, ampliando o seu território e anexando a parte antiga de Jerusalém.
No acordo histórico de Camp David, em 1979, Israel devolveu alguns dos territórios e selou a paz com o Egipto, mas o acordo com os palestinianos ainda se encontrava a 14 anos de distância.


Casamento dos Reis Espanhóis
14 de maio de 1962


A 14 de maio de 1962, Don Juan Carlos e Doña Sofía contraíram matrimónio em Atenas. Os monarcas tinham-se conhecido em 1954, a bordo do cruzeiro Agamenón, organizado pela Rainha Federica da Grécia.
Mais tarde, voltaram a encontrar-se no casamento dos Duques de Wurtemberg, embora só tenha sido em 1961 que Don Juan Carlos recebeu a distinção de "cavalheiro acompanhante" de Doña Sofía. Depois disso, a 13 de setembro do mesmo ano, um comunicado tornava pública a notícia do casamento do casal.
No dia do enlace, 14 de maio, diversas personalidades importantes marcaram presença, entre as quais inúmeros membros de famílias reais que não deixaram de assistir às duas cerimónias: a católica, que teve lugar na catedral de São Dionísio, e a ortodoxa que teve lugar na Basílica de Santa Maria. Depois do casamento, o iate "Eros" acolheu o casal recém-casado que encetou uma viagem à volta do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha